EMEIEF MANOEL MOREIRA LIMA
ATIVIDADE
SEMANAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – PROF. JORGE LUIZ
PERÍODO: 01
A 05/02/2020
TEMA DA
AULA: ARTIGOS DE OPINIÃO
ALUNO (A):
______________________________________________________________
ORIENTAÇÃO: NESTA
SEMANA COMEÇAREMOS A ESTUDAR OS TEXTOS QUE TRAZEM, ALÉM DE INFORMAÇÕES,
OPINIÕES. OU SEJA, ALÉM DE TRAZER UM FATO, AQUELE OU AQUELA QUE ESCREVE O
TEXTO, TAMBÉM DÁ SUA OPINIÃO SOBRE O FATO DESCRITO NO TEXTO. VEJA OS EXEMPLOS
ABAIXO:
TEXTO 1: ONTEM, EXATAMENTE
ÀS 15 HORAS, NO QUILÔMETRO 67, DA BR 116, UM CARRO DESGOVERNADO INVADIU O
SENTIDO CONTRÁRIO E BATEU EM UM CAMINHÃO. O OCUPANTE DO CARRO, UM CELTA PRETO
2012, MORREU NA HORA. O MOTORISTA DO CAMINHÃO ESCAPOU COM PEQUENOS ARRANHÕES. A
POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL VERIFICOU QUE NO CARRO CAUSADOR DO ACIDENTE HAVIA
GARRAFAS DE BEBIDA VAZIAS, O QUE PODE TER OCASIONADO A EMBRIAGUEZ DO MOTORISTA
E O ACIDENTE.
TEXTO 2: ONTEM,
EXATAMENTE ÀS 15 HORAS, NO QUILÔMETRO 67, DA BR 116, UM CARRO DESGOVERNADO, CONDUZIDO POR UM MOTORISTA IRRESPONSÁVEL,
INVADIU O SENTIDO CONTRÁRIO E BATEU VIOLENTAMENTE EM UM CAMINHÃO. O
OCUPANTE DO CARRO, UM BONITO CELTA
PRETO 2012, MORREU NA HORA. O MOTORISTA DO CAMINHÃO ESCAPOU COM PEQUENOS
ARRANHÕES, FERIMENTOS SEM IMPORTÂNCIA.
A POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL VERIFICOU QUE NO CARRO CAUSADOR DO ACIDENTE HAVIA
GARRAFAS DE BEBIDA VAZIAS, O QUE CERTAMENTE
PODE TER OCASIONADO A EMBRIAGUEZ DO MOTORISTA E O ACIDENTE.
PERCEBA AS DIFERENÇAS ENTRE O OS DOIS TEXTOS.
HÁ NO SEGUNDO TEXTO DIVERSAS EXPRESSÕES QUE INDICAM A OPINIÃO DE QUEM ESCREVEU
O TEXTO. ELAS ESTÃO TODAS MARCADAS EM NEGRITO. NÃO DISCUTIREMOS POR ENQUANTO SE
AS OPINIÕES DO AUTOR SÃO OU NÃO IGUAIS ÀS NOSSAS. O QUE PRETENDEMOS AQUI É TÃO
SOMENTE QUE VOCÊ APRENDA ALGUMAS DICAS SOBRE ESSA HABILIDADE QUE TODO LEITOR
DEVE TER QUE É A “CAPACIDADE DE DISTINGUIR, DIFERENCIAR UMA OPINIÃO DE UM
FATO.”
VEJA AS
AFIRMATIVAS ABAIXO:
1.
EXISTEM MUITOS PAÍSES NO MUNDO – FATO
2.
ALGUNS ANIMAIS VIVEM NA ÁGUA – FATO
3.
MARROM É UMA COR FEIA – OPINIÃO
4.
A ROSA É MAIS
BONITA QUE A MARGARIDA – OPINIÃO
5.
NÓS MORAMOS NO BRASIL – FATO
6.
O MELHOR
ESPORTE É A NATAÇÃO – OPINIÃO
7.
O CARRO DE JOSÉ É VERMELHO – FATO
8.
A ESTÁTUA DA LIBERDADE É ALTA – FATO
·
PERCEBA QUE NAS FRASES QUE EMITEM OPINIÕES HÁ
A PRESENÇA DE ADJETIVOS PORÉM NEM
TODO ADJETIVO INDICA QUE A FRASE QUE VOCÊ ESTÁ ANALISANDO É UMA OPINIÃO. VEJA:
·
NAS FRASES 3, 4, E 6 HÁ ADJETIVOS QUE PODEMOS
CHAMAR DE APRECIATIVOS OU VALORATIVOS, OU SEJA, ESSES ADJETIVOS ALÉM DE DAR UMA
CARACTERÍSTICA AOS SUBSTANTIVOS, TAMBÉM ESTABELECEM UM VALOR (FEIA, BONITA,
MELHOR).
·
JÁ NAS FRASES 7 E 8 TAMBÉM HÁ ADJETIVOS, PORÉM
ELES NÃO ATRIBUEM VALOR OU APRECIAÇÃO AOS SUBSTANTIVOS. ELES APENAS INDICAM UMA
CARACTERÍSTICA QUE NÃO PODE SER DESFEITA SIMPLESMENTE POR UMA OPINIÃO
CONTRÁRIA.
·
ENQUANTO EU POSSO DIZER QUE O MARROM NÃO É
FEIO (UMA OPINIÃO) EU JÁ NÃO POSSO DIZER QUE O CARRO DE JOSÉ NÃO É VERMELHO
SENDO ESTE DE FATO VERMELHO, ENTENDEU?
1.
IDENTIFICAÇÃO DE OPINIÕES
2.
DIFERENCIAÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO
3.
EMITIR OPINIÃO BEM FUNDAMENTADA E RESPEITOSA
SOBRE OPINIÕES DIFERENTES DA SUA
4.
DESCOBRIR POSICIONAMENTOS (OPINIÕES)
DIFERENTES OU SEMELHANTES ENTRE TEXTOS
5.
DIFERENCIAR OPINIÕES DE DISCURSOS DE ÓDIO
ATIVIDADE: APÓS LER AS EXPLICAÇÕES, LEIA OS
TEXTOS E EM SEGUIDA RESPONDA ÀS QUESTÕES 1 A 4.
05.
LEIA O TEXTO E ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário