sábado, 29 de fevereiro de 2020

Helen Juliana - 9°B


Foto de Pixabay

Leitura é educação


Hoje em dia o brasileiro tem direitos iguais e “obrigatórios” na área da educação, coisa que nem todos tinham há duas décadas atrás. O governo Brasileiro investe bastante na educação, mas não o suficiente segundo algumas pessoas. A educação no Brasil tem uma importância extrema, educação que seja capaz de educar crianças e jovens pra que mais na frente eles venham a ter um futuro próspero e condições estáveis para “sobreviver” sem problemas. A leitura é o ponto mais importante da educação porque sem leitura, sem entendimento!
Nesse ano de 2020, espero que a escola foque em fazer com que seus alunos se desenvolvam sem nervosismo na frente das outras pessoas, melhorando assim a leitura de seus alunos. Vários alunos não se desenvolvem na leitura porque não são estimulados pelos professores, no caso também, pela vergonha.
Enfim, a educação é importante, mas a leitura é mais, porque a qualquer lugar que você for, vai ter necessidade de leitura e interpretação, pois terá placas, anúncios e etc... Você irá precisar da leitura para saber do que se trata cada coisa.


Luisa Santos- 9°B

Foto de Engin Akyurt

Depressão

       
       Bom, vou falar de um garoto que tinha depressão. Ele conheceu uma garota no colégio, depois de uns meses eles começam a namorar, mas nunca passou pela cabeça dele que ele teria depressão, e ele nunca falou por medo de ser julgado. Eles eram jovens, época de escola, ninguém dava nada pelo namoro dos dois, mesmo assim eles continuaram a namorar. Começou o período de férias, eles viajaram juntos e se divertiram bastante.
       Nessas férias ele pediu pra ficar um pouco sozinho, ela deixou ele só e foi fazer compras. No momento em que ele ficou sozinho, ele começou a chorar por vários motivos. Ele chorou tanto que seu coração doía. Ele pegou uma faca, mas em momento algum ele se feriu, pois pensou na sua namorada.
       Ele foi para o Rio de Janeiro, pra casa da mãe dele, porque as férias estavam acabando e ele não tinha visto a mãe dele. E na quinta feira ele voltou pra Londrina, na sexta feira eles marcaram de se ver, mas ele não foi; Ela mandou mensagem, e ele falou que ia se matar, só que tipo assim, como ela nunca pôde imaginar que ele tinha depressão ou alguma coisa do tipo, ela nem ligou, achou que era besteira dele. Na mensagem ele falou que ela era a mulher da vida dele, e ele amava muito ela, e ela foi pra casa e dormiu. No outro dia ela acordou e ele não tinha mandado mensagem.
       Ai ela mandou mensagem pro pai dele, e o pai dele falou o que realmente tinha acontecido, que ele tinha se matado. E eu queria deixar uma pergunta pra todo mundo: “Você já parou pra pensar o que se passa na cabeça da outra pessoa?” Eu não preciso dizer que fazer o bem pra todo mundo é uma obrigação, eu acho que essa é uma coisa que a gente tem que fazer sempre, independente se gostamos da pessoa ou não, temos que fazer nossa parte. Então seja a diferença na vida de alguém, comece espalhando amor e veja o mundo ficar mais bonito, diga não ao suicídio.

Cybelle Lopes - 9°B


Foto de Emily
Importância da leitura


       Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Embora a leitura seja importante, ainda existem algumas pessoas que ignoram, mas até que ler é divertido. É um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, A leitura, além de nos ensinar conteúdos específicos, nos ajuda na escrita também, por isso, é importante lermos.
       O certo seria se todas as escolas tivessem uma aula de leitura, para que todos aprendam a ler, ou então ter um cantinho na escola, para os professores levarem os alunos. As pessoas poderiam ler todos os dias, pelo menos 1 hora.


Tatyana - 9°B


Foto de Tookapic

Benefícios da leitura    

       Aumenta o conhecimento, o hábito de leitura aprimora o vocabulário, e ajuda na construção textual... Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. A leitura melhora o funcionamento do cérebro e estimula a criatividade.
       Ler para estudar, ler para se informar. A leitura tem que ser praticada na vida, leitura é algo muito precioso, mas pouca gente pratica. Até porque ninguém mais pega em livro, porque existe a internet e atrapalha o movimento dos livros.

Vitória da Costa - 9°B


Foto de Rasmus Svinding

O Aborto

       O aborto é muito comum no Brasil. Muitas jovens ficam grávidas por estupro e abuso sexual. Essas jovens ficam com trauma e nojo da criança e preferem abortar. Essas jovens giram em torno de 12 a 19 anos.O ruim é que essas jovens impedem de outra vida se transformar. Sabemos que é traumatizador e nojento ficar com alguém a força. Mas temos que apurar que a criança não tem nada a ver. Ela é inocente.
       A mulher é independente, ela pode tudo. Se ela quer abortar, é decisão dela. Por um lado ela vai poupar seu filho de dizer que ele não foi feito com desejo, que ele surgiu de um abuso ou estupro. Além do mais, pode surgir uma depressão pós-parto, onde a mulher ou menina olha pro seu filho e vê o rosto da pessoa que cometeu o crime. Ela pode ficar livre de muitos traumas não tendo essa criança.
       Mas por outro lado, é um enorme crime. Ela pode tentar não desprezar seu filho, mas a amá-lo. Certo que ele não era o que ela queria naquele momento. Mas ele pode ajudar seu filho (a) a não se sentir triste por causa disso. Ela pode dar exemplo de superação.
       Certo que ela não vai esquecer esse trauma, mas pode se apoiar nas pessoas e assim pela pode aprender com o tempo a superar o trauma. Se ela abortar, pode aumentar seus problemas psicológicos e físicos também. Também pode pegar uma depressão

Isah Soares- 8° A


Foto de Sides Imagery
       
         Protesto           

        A vida só é louca pra quem não sabe viver e andar na linha. Muitos só pensam em dinheiro, status, fama, fortuna, e padrão de beleza, muitos gostam de cobrar e apontar o erro dos outros, criticar e derrubar, e se possível, desmoralizar o próximo. A rua virou um verdadeiro ninho de cobras, você vai trabalhar e não sabe se volta, é tanta ruindade e frieza, hoje você só tem valor se tiver algo a oferecer, seja grana, camarote, bebida, etc. Os valores estão invertidos, e o interesse é grande. Uns se afogam na bebida, depressão e solidão. Muitos perdem a fé, resultado disto tudo é: Drogados, alcoólatras, diversos suicídios. Lamentável. Retrato do país que vivemos.

Isah Soares - 8° A


Foto de Анна Рыжкова

Não desista

     Não desista dos seus sonhos, se você quer realizar não desista. Tente até conseguir. Nada é impossível se você tentar, tentar até conseguir, fale com Deus que ele sim quem pode te ajudar a realizar todos os seus sonhos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Levy Fernandes - 8° A

Foto de webandi

O fim
Levy Fernandes 8° Ano A

A morte é o ponto final da vida
Difícil não se emocionar
Difícil de falar
Difícil esconder a dor que não para de falar.

Ela é o ponto final
Não é como a vírgula que passa ao caminhar
Perguntas, dúvidas sem respostas
Ela chega sem avisar.

Quando escrevo esse poema, não me canso de me emocionar
Eu termino essa reflexão até lá...
Como uma flor que nasce, ela terá de murchar.

Sara Vitória - 9° B

Foto de Pixource

Eu queria ser as folhas das árvores,
mas a folha da árvore não posso ser,
pois as folhas são transformadas em folhas de cadernos.

Eu queria ser a areia,
mas a areia não posso ser,
pois a areia é transformada em vidro.

Eu queria ser o vidro,
mas o vidro não posso ser,
pois nem sempre os vidros são reciclados.

Eu queria ser a madeira das árvores,
mas a madeira da árvore não posso ser,
pois a madeira é transformada em: porta, cadeira, chão, lápis entre outros.

Sara Vitória - 9° ano B
20/02/2020 23:00

*Nota da autora: "Bom, esse pequeno 'poema' foi feito para representar os seres humanos, porque todos queremos ser o que não podemos ser.