ATIVIDADE
SEMANAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – 15 A 19/02/2021
TEMA DA AULA: LIBERDADE DE EXPRESSÃO
VERSUS DISCURSOS DE ÓDIO
PROF. JORGE LUIZ 9º A/B
NOME:_____________________________________________________
Discurso de ódio e preconceito não são liberdade de
expressão!
Por Caroline Silveira
Bauer Do Dissenso
Recentemente
soubemos de mais um caso de discurso de ódio e preconceito disfarçado de
liberdade de expressão. Outro exemplo que, caso possua um desfecho exemplar,
demonstrará a importância de assumirmos a responsabilidade sobre a emissão de
opiniões nas redes sociais e de seus limites.
Com
a execução de Marielle Franco, diversos veículos de comunicação têm se
preocupado em identificar as fake news que, mais que notícias falsas, são
atentatórias à honra e à imagem da vereadora. Referências à sua vida amorosa, à
sua gravidez e ao seu envolvimento com o tráfico de drogas foram sendo
desconstruídas por amigos, familiares e pela própria mídia. Esse fenômeno
demonstra o perigo que a disseminação irrefletida desse conteúdo nas redes
sociais pode ter para o processo eleitoral de outubro próximo.
No entanto,
gostaria de fazer referência ao caso da desembargadora Marília Castro Neves,
que, além de reproduzir inverdades sobre Marielle, fez comentários
preconceituosos em relação à professora Débora Seabra, que tem Síndrome de
Down: “Ouço que o Brasil é o primeiro em alguma coisa!!! Apuro os ouvidos e
ouço a pérola: o Brasil é o primeiro país a ter uma professora portadora de síndrome
de Down!!! Poxa, pensei, legal, são os programas de inclusão social… Aí me
perguntei: o que será que essa professora ensina a quem???? Esperem um momento
que eu fui ali me matar e já volto, tá?”, foram as palavras da desembargadora
no Facebook.
Por causa da
postagem, o Tribunal de Justiça do Rio protocolou uma representação contra
Marília Castro Neves no Conselho Nacional de Justiça para que explique o teor
da manifestação. Ficam as questões: será que a desembargadora não sabia que
cometia um crime, para além da manifestação antiética em relação a uma
categoria profissional tão desvalorizada no Brasil? Ou será que se trata de
mais uma manifestação da crença na impunidade? Enquanto o discurso de ódio e o
preconceito não forem amplamente rechaçados social e juridicamente,
manifestações como essas, baseadas na ignorância e no preconceito, continuarão
a povoar as redes sociais. Cabe, também, uma iniciativa desses espaços para
coibir esses crimes. Lembro, novamente: o discurso de ódio e o preconceito não
podem sustentar o argumento da liberdade de expressão. Para isso, se recomenda
a todos, até mesmo à desembargadora, que retornem à Constituição de 1988, que
comemora 30 anos em 2018, e reveja o que diz a lei sobre os limites dessas
manifestações.
ATIVIDADE
1. O texto que
você acabou de ler é um artigo de opinião e como tal, busca emitir uma opinião
usando para isso argumentos sustentáveis e verificáveis. No primeiro parágrafo
a autora diz que vai falar do caso de uma desembargadora, mas antes ela cita,
no segundo parágrafo, o caso Marielle e a forma como algumas pessoas quiseram
justificar seu assassinato usando sua vida privada e até mesmo sua vida
amorosa. O que a autora pretende ao usar citar as fake-news contra Marielle
antes de abordar o assunto da desembargadora?
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2. Releia mais
uma vez os comentários que a desembargadora fez a respeito da professora
Daniele Siebra, portadora da síndrome de Down.
“Ouço que o Brasil é o primeiro em alguma coisa!!! Apuro os
ouvidos e ouço a pérola: o Brasil é o primeiro país a ter uma professora
portadora de síndrome de Down!!! Poxa, pensei, legal, são os programas de
inclusão social… Aí me perguntei: o que será que essa professora ensina a
quem???? Esperem um momento que eu fui ali me matar e já volto, tá?”
A. O que você
achou da postagem da Desembargadora? Ela fez uso correto da sua liberdade de
opinião? Ela poderia ter se expressado dessa forma nas redes sociais?
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B. É possível
dizer que houve preconceito e desvalorização das pessoas com síndrome de Down
na postagem da desembargadora? Por quê?
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3. Veja os memes
a seguir. Todos carregam em si algum preconceito. Analise-os e escreva em que
sentido esses memes são ofensivos.
1.
Após ler e refletir sobre o tema da nossa aula,
explique com suas palavras qual a diferença entre liberdade de expressão e
discursos de ódio.
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