quarta-feira, 27 de maio de 2020

Cybelle Lopes - 9° B




Foto de Markus Spiske

O mundo está totalmente doente
não sabemos mais o que fazer
precisamos nos unir separadamente
ou logo logo vamos morrer.

Eles pedem isolamento
mas nem todos podem se isolar
precisamos de alimento
mas não podemos trabalhar.

O momento é de amargura
milhares de pessoas estão morrendo
eles precisam achar a cura
ou vamos continuar sofrendo.

Acreditamos que tudo isso vai passar
todos cremos no Senhor
só precisamos nos afastar
e confiar no seu amor.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Larissa Duarte - 9° A

Foto de Elle Hughes

Um conselho

"Não importa se você anda meio desarrumada por conta da sua condição.Nunca perca sua essência por conta das piadas dos outros, faça sua parte. Não é a tua beleza que vai fazer a diferença na sua vida, mas sim seu caráter e a humildade. A beleza você pode conquistar aos poucos."

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Helen Juliana - 9° B

Fonte: <Imagem de Couleur por Pixabay> 

Como se fosse a última vez
A curta e bela vida de uma mosca

     Em um certo dia, nublado por acaso, nasce uma pequena vida em um pão. "Pera!? Em uma pão?..."
    "Aii... finalmente consegui! Sai desse saco, UFA!, gente... Que luz é essa gigante ali em cima? Parece que tá muito quente lá, e aqui também! Afinal... Aqui onde? ONDE É QUE EU TÔ? Preciso sair por ai, procurar algo para comer."
     Repentinamente, chega uma anciã na recém-nascida e fala:
    "Querida, aproveite o máximo de sua curta vida, use as horas como se fossem as últimas horas de sua vida. Uma hora você vai partir e faça sua passagem curta aqui valer a pena."
     "Quem é a senhora? Você mora aqui faz tempo?".
   "Às vezes parece que faz somente 12 horas e outras vezes... parece às vezes...".
    "Nossa! Faz pouco tempo que você mora aqui né? Pensei que fosse mais...".
     "Queria que a realidade fosse o pensar...".
     "Como assim?".
   "Não perca seu tempo comigo, vá! Aproveite sua vida ao máximo, faça hoje! Não deixa para amanhã, ele pode não existir.".
     "Ir para onde? Não sei nem onde estou!".
     "Não precisa saber, vá para onde a vida lhe levar...".
     "Tem certeza? Assim do nada?".
     "Vá!".
    A anciã explicou coisas da vida e perigos... E a mosquinha voou... Voou sem rumo a procura de algo para fazer. Já se passavam quatro horas que ela havia nascido e ela já estava bastante grande... um pouco.
     Depois de voar e voar, ela encontrou um copo (gigante para ela). Havia algo ali dentro, era café!
     "Que maravilha de água é essa? Eu hein, amei. Melhor coisa de já bebi em toda minha vida, Hi HI HI...".
     Depois de sua primeira refeição ela ficou cansada e foi procurar um lugar para descansar...
    Quando ela acordou... "PÁ!". Já tinham se passado dez horas desde o seu nascimento e ela nem se tocou! E continuou a voar... em um pequeno instante que ela olha para trás, "BUMBA!" Esbarra com um gafanhoto muito triste, ela assustada grita!
     "Pelo amor da Santa Mosca não me mate! Eu tenho muito que viver, por favor!"
     "Relaxa ai baixinha, sou vegetariano, não pego qualquer coisa não!".
     "Qualquer coisa? Eu? HÁÁ TÁÁ! Até parece que eu iria me deixar ser jantar de qualquer um...!
     "Até parece que você é capaz de me impedir! Há Há Há.".
     "Não duvide da minha nobreza!".
     "Enfim, quem és tu, hó grande nobreza?".
     "Gosto de pensar que sou Jane, no caso, acabei de pensar... e você ô espertão?".
     "Sou Antonio James Marreiros Jafrei, Vasconcelos de Santos Obama Putin, mas todos me chamam de lindão!".
     E assim ela riu e o inimaginável aconteceu! Uma mosca virou amiga de um gafanhoto e nisso eles resolveram sair para voar juntos. Depois de umas horas eles não queriam ser só amigos... Eles se entenderam tão bem, mas tão bem, que queriam ficar juntos pra sempre, mas o "pra sempre" sempre acaba.
     Após terem se passado 23 horas que ele havia nascido, ele se declarou e ela também e os dois se abraçaram e falaram:
     "Não vamos ligar para os outros e sim para o nosso amor.".
     "Sim, amanhã vai ser o melhor dia de nossas vidas!".
    E ele chorou, porque simplesmente lembrou que as moscas vivem somente um dia. Ela deitou e dormiu e não acordou nunca mais. Ele entrou em uma casa, subiu em um ser humano e nunca mais foi visto...

Maria Luisa 9° B

Fonte da imagem: <Imagem de 272447 por Pixabay> 

A mosca Cocolute

     Eu nasci às 5:20 da manhã numa sacola de lixo. Logo quando nasci minha família me mostrou como usar minhas asas, foi muito bom! Passou-se três dias dias, no quarto dia pela manhã, acordei, procurei toda minha família, mas... não a encontrei, estava sozinha nesse mundo, e com muita fome.
     Sai a procura de comida, tinha muitos carros passando em alta velocidade e eu tinha que atravessar, mas não dava, mesmo assim fui, desviei de muitos carros, continuei. Veio um carro muito grande, as luzes muito fortes, não consegui desviar e lá estava eu no vidro do caminhão. O dono do caminhão parou em um lugar estranho, eu estava meio fora de mim, então o dono do caminhão pegou um chinelo e começou a tentar me bater, mas sou muito rápida. Estava desviando, consegui fugir, por um tempo...
     Continuei a procura de comida, avistei uma lixeira. Quando me aproximei tinha várias comidas, comecei a comer tudo quando de repente "POH!", um bando de crianças me pegaram, me colocaram em um pote cheio de água, começaram a me empurrar pra baixo, não estava conseguindo respirar, "acho... que... vou... morrer...", comecei a fechar meus olhos aos poucos.
     Estava escutando um sussurro dizendo: "Acorda, está atrasada!". Quando abri meus olhos, era minha mãe me acordando pra ir à escola, e tudo não passou de um sonho ou pesadelo. 

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Levy Fernandes – 8° a


Foto de Henley Design Studio

Crônica para refletir

            Uma festa. Bolo, pessoas, balões, diversão. Uma troca de olhares, da pessoa e do bolo. Meninos e meninas pulando, correndo. Olhos de felicidade, olhos de criança.
           Os pais conversando coisas da vida tipo: “Há! O prefeito tal”, ou “a conta de luz”, ou sobre o passado e o presente.
            Se parar para pensar sobre você, já fomos crianças, puros, sem preocupações, sem nada para fazer, só brincar.
            O parabéns. O momento mais esperado. É a hora do sopro, para o passado sumir, e BUM!!! Foi.
         É a hora de comer, mas você já sabe a melhor hora, é a comida! Claro!!
            E depois passa, fica só a lembrança de velhos tempos. Um tempo que não volta mais.

Vitória Costa 9° b

Foto de Kat Jayne

A mesma vontade de ser feliz

     Existem muitos meninos em situação de rua no Brasil. E isso vem aumentando todos os dias. Principalmente os adolescentes e crianças, que são abandonados pela mãe ou pelo pai. A vida desses adolescentes é muito diferente dos adolescentes que tem uma base de vida melhor. Às vezes os adolescentes que tem pai, mãe, escola, casa não sabem valorizar. Eles tem despertador, e quando ele apita ficam com birra por que tem que acordar, levantar e ir à escola. O menino de rua daria tudo pra ter uma escola pra estudar e principalmente um despertador para lembrá-lo da hora da escola. Muitos adolescentes reclamam por ter que ir à escola de uniforme da escola. Eles reclamam do café da manhã, enquanto o menino de rua tem que calar a boca e aceitar qualquer coisa ou até pegar do lixo, resto de comida para comer.
     O menino de rua acorda, não no seu quarto, mas na rua. Ele não dorme em uma cama, mas sim em um papelão e às vezes até no chão. Ele não acorda com o despertador, mas sim com o sol na sua cara, xingamentos, sirenes, buzinas, balde de água que jogam neles, enfim, todo tipo de coisa que nem eu nem você gostaria de ser acordado.
     A maioria desses adolescentes não tem pais, mas existem poucos que tem e é triste por que ou são pessoas usuárias de drogas ou alcoólatras e quem sofre mais são os filhos, os meninos de rua. Esses meninos de rua acabam se acompanhando com más companhias e acabam entrando no tráfico, fazendo assaltos, matando para sobreviver. Às vezes passam a tarde de fome e muitas vezes a noite. A fome, o frio, a falta de carinho fazem com que eles se revoltem mais.
     É triste a situação dessas pessoas que moram na rua e que não estudam e são sozinhas. Eles são muito diferentes e podem ter muitas coisas diferentes, mas tem uma coisa em comum com todos nós: a mesma vontade de ser feliz. Essa é a única coisa que jamais poderão tirar deles. A maioria das pessoas não tem consciência, mas tem pessoas, poucas, que ajudam esses meninos em situação de rua. Vamos dividir com essas pessoas não só a comida, bens, roupas, mas o principal: o amor.

domingo, 29 de março de 2020

Thiago 9° A

Foto de eberhard grossgasteiger

Efeitos do contato com a obra de Frans Kafka - A metamorfose

     Nossa eu sou uma mosca! Mas como isso aconteceu comigo? Como pode uma pessoa ir dormir e se acordar assim? Hó meu Deus! Agora lembrei, tinha feito algumas pesquisas sobre a vida das moscas e elas só tem 24 horas de vida, então não me resta nada a fazer, vou aproveitar!
     Voando de casa em casa, comendo comidas de vários sabores. Em cada segundo humanos tentam me matar de várias maneiras. Tacam chinela, veneno, mas eu percebi todas essas coisas muito rápido, por isso não conseguem me pegar.
     Por fim pousei em um bolo que estava em cima da mesa. Acabei ficando preso, então veio uma pessoa e me esmagou com uma chinela.

Deoclécia - 9° A

     

Foto de the name is karupu

A importante vitória de uma mosca em sua curta vida

     Olá, hoje vou contar a história de uma mosca que acabou de nascer. Ela é muito fofa, ela tem uma família normal com três irmãs, um pai e uma mãe. Sua família ficou feliz com a chegada de Macelina, a pequena mosca.
     Em suas primeiras horas de vida ela tinha que aprender várias coisas que as moscas faziam, mas a principal coisa ela não sabia fazer: voar. Quando ela foi tentar voar pela primeira vez ela caiu no chão e todos que estavam lá próximo começaram a rir dela.
     Ela ficou muito triste e correu dali. Ela falou para si mesma: "Não vou mais tentar". Ela falou: "Pra que ter asas se não posso voar!"
     Nesse mesmo instante, uma voz em suas costas falou: "Nunca desista de seus objetivos". Então naquela hora ela se levantou e se pôs a voar. Ela mostrou a todos naquele lugar que tudo é possível, é só acreditar.
     Essas foram suas últimas horas de vida, depois disso ela se despediu de sua família e faleceu.

terça-feira, 3 de março de 2020

Gabriel T. 8° A

Foto de Tom Fisk

Quando te vejo eu saio da realidade
Seus olhos tem uma super claridade
Seus olhos criaram um labirinto; Terá uma passagem?

Perdido naquele labirinto do seu olhar
Para mim pareciam anos ali dentro, só que eram minutos
Olhando para seu olhar, olhos azuis, como lindos diamantes.

Seu sorriso é a luz da minha salvação, parecia um lindo sol
Quando brilhava sobre aquele labirinto morto, ele se tornava florido
Lindo como um jardim de um castelo.

O céu negro se tornará azul, nuvens vermelhas se tornarão brancas,
Árvores mortas serão revividas aos poucos...

Nota do autor: A menina me perguntou o que eu pensava. Minha resposta foi um belo sorriso. Tomara que perceba que eu estava pensando naquela donzela.



Gabriel T. - 8° A



Foto de Emma Bauso

Coisa de criança

Criança é esperta,
Por qualquer coisa se alegra.
Pode tentar qualquer coisa,
Ela sempre será inquieta.

Ela é sabida, algumas vezes arruma intriga:
"Menino danado, você vai entrar, ou vai apanhar?".
Melhor obedecer do que apanhar... ou posso arriscar.

Na hora do almoço, vai ter grito de montão, sermões
Da mãe ao filho para lavar as mãos
Parece a época minha e do meu irmão.

"Essa criança é agitada, ela cansa não?".
Na hora de dormir, ela dá berro parecendo um leão.
Quando dá fome nela no meio da noite, pode trazer um caminhão...
Depois explico Irmão!

Quando ela pega no sono, aproveita e vai dormir,
Se ela acorda no meio da noite? Bom...
Você vai ter que fazer tudo de novo até ela dormir.


Vitória Alves - 9° A

     


Foto de Dominika Kwaitkowska

Um pesadelo recorrente

   Eu estava dirigindo um carro duas horas da manhã em alta velocidade, em uma pista deserta, chorando, após vê-la no aniversário do meu irmão com ele! Sim, ele sabia que eu a amava e que eu tiraria uma caixinha preta de veludo do meu terno branco, me ajoelharia e a pediria em namoro. Quando ela me olhou, com aquele vestido nude, simples, mas chique, e também com um olhar de desprezo, tudo que eu queria era sair dali.
     Meu irmão estava me ligando, eu não queria atender. Tudo que eu estava pensando era naquele filme de terror e o porquê daquilo. Quando eu caí em mim mesma, na realidade, eu bati o carro. Na hora, tudo que pensei foi na minha vida. Não aproveitei nada, mas tinha tudo. Dinheiro, trabalho, riquezas, mas nada disso era comparado ao bom clichê de que eu queria te dar o mundo. 
     Estava tudo ficando embaçado. Eu estava com dor, percebi que meu carro estava de cabeça para baixo... minha vista vermelha de sangue e um azul se aproximando...
     Quando abri os olhos tudo isso não passou de um sonho do qual eu nunca consigo lembrar direito. Eu estava atrasado. Tinha que me aprontar para o aniversário do meu irmão. Coloquei meu terno branco e uma caixinha preta de veludo no bolso. Estava pronto para pedi-la em namoro. Peguei meu carro e fui.

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Helen Juliana - 9°B


Foto de Pixabay

Leitura é educação


Hoje em dia o brasileiro tem direitos iguais e “obrigatórios” na área da educação, coisa que nem todos tinham há duas décadas atrás. O governo Brasileiro investe bastante na educação, mas não o suficiente segundo algumas pessoas. A educação no Brasil tem uma importância extrema, educação que seja capaz de educar crianças e jovens pra que mais na frente eles venham a ter um futuro próspero e condições estáveis para “sobreviver” sem problemas. A leitura é o ponto mais importante da educação porque sem leitura, sem entendimento!
Nesse ano de 2020, espero que a escola foque em fazer com que seus alunos se desenvolvam sem nervosismo na frente das outras pessoas, melhorando assim a leitura de seus alunos. Vários alunos não se desenvolvem na leitura porque não são estimulados pelos professores, no caso também, pela vergonha.
Enfim, a educação é importante, mas a leitura é mais, porque a qualquer lugar que você for, vai ter necessidade de leitura e interpretação, pois terá placas, anúncios e etc... Você irá precisar da leitura para saber do que se trata cada coisa.


Luisa Santos- 9°B

Foto de Engin Akyurt

Depressão

       
       Bom, vou falar de um garoto que tinha depressão. Ele conheceu uma garota no colégio, depois de uns meses eles começam a namorar, mas nunca passou pela cabeça dele que ele teria depressão, e ele nunca falou por medo de ser julgado. Eles eram jovens, época de escola, ninguém dava nada pelo namoro dos dois, mesmo assim eles continuaram a namorar. Começou o período de férias, eles viajaram juntos e se divertiram bastante.
       Nessas férias ele pediu pra ficar um pouco sozinho, ela deixou ele só e foi fazer compras. No momento em que ele ficou sozinho, ele começou a chorar por vários motivos. Ele chorou tanto que seu coração doía. Ele pegou uma faca, mas em momento algum ele se feriu, pois pensou na sua namorada.
       Ele foi para o Rio de Janeiro, pra casa da mãe dele, porque as férias estavam acabando e ele não tinha visto a mãe dele. E na quinta feira ele voltou pra Londrina, na sexta feira eles marcaram de se ver, mas ele não foi; Ela mandou mensagem, e ele falou que ia se matar, só que tipo assim, como ela nunca pôde imaginar que ele tinha depressão ou alguma coisa do tipo, ela nem ligou, achou que era besteira dele. Na mensagem ele falou que ela era a mulher da vida dele, e ele amava muito ela, e ela foi pra casa e dormiu. No outro dia ela acordou e ele não tinha mandado mensagem.
       Ai ela mandou mensagem pro pai dele, e o pai dele falou o que realmente tinha acontecido, que ele tinha se matado. E eu queria deixar uma pergunta pra todo mundo: “Você já parou pra pensar o que se passa na cabeça da outra pessoa?” Eu não preciso dizer que fazer o bem pra todo mundo é uma obrigação, eu acho que essa é uma coisa que a gente tem que fazer sempre, independente se gostamos da pessoa ou não, temos que fazer nossa parte. Então seja a diferença na vida de alguém, comece espalhando amor e veja o mundo ficar mais bonito, diga não ao suicídio.

Cybelle Lopes - 9°B


Foto de Emily
Importância da leitura


       Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Embora a leitura seja importante, ainda existem algumas pessoas que ignoram, mas até que ler é divertido. É um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, A leitura, além de nos ensinar conteúdos específicos, nos ajuda na escrita também, por isso, é importante lermos.
       O certo seria se todas as escolas tivessem uma aula de leitura, para que todos aprendam a ler, ou então ter um cantinho na escola, para os professores levarem os alunos. As pessoas poderiam ler todos os dias, pelo menos 1 hora.


Tatyana - 9°B


Foto de Tookapic

Benefícios da leitura    

       Aumenta o conhecimento, o hábito de leitura aprimora o vocabulário, e ajuda na construção textual... Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. A leitura melhora o funcionamento do cérebro e estimula a criatividade.
       Ler para estudar, ler para se informar. A leitura tem que ser praticada na vida, leitura é algo muito precioso, mas pouca gente pratica. Até porque ninguém mais pega em livro, porque existe a internet e atrapalha o movimento dos livros.

Vitória da Costa - 9°B


Foto de Rasmus Svinding

O Aborto

       O aborto é muito comum no Brasil. Muitas jovens ficam grávidas por estupro e abuso sexual. Essas jovens ficam com trauma e nojo da criança e preferem abortar. Essas jovens giram em torno de 12 a 19 anos.O ruim é que essas jovens impedem de outra vida se transformar. Sabemos que é traumatizador e nojento ficar com alguém a força. Mas temos que apurar que a criança não tem nada a ver. Ela é inocente.
       A mulher é independente, ela pode tudo. Se ela quer abortar, é decisão dela. Por um lado ela vai poupar seu filho de dizer que ele não foi feito com desejo, que ele surgiu de um abuso ou estupro. Além do mais, pode surgir uma depressão pós-parto, onde a mulher ou menina olha pro seu filho e vê o rosto da pessoa que cometeu o crime. Ela pode ficar livre de muitos traumas não tendo essa criança.
       Mas por outro lado, é um enorme crime. Ela pode tentar não desprezar seu filho, mas a amá-lo. Certo que ele não era o que ela queria naquele momento. Mas ele pode ajudar seu filho (a) a não se sentir triste por causa disso. Ela pode dar exemplo de superação.
       Certo que ela não vai esquecer esse trauma, mas pode se apoiar nas pessoas e assim pela pode aprender com o tempo a superar o trauma. Se ela abortar, pode aumentar seus problemas psicológicos e físicos também. Também pode pegar uma depressão

Isah Soares- 8° A


Foto de Sides Imagery
       
         Protesto           

        A vida só é louca pra quem não sabe viver e andar na linha. Muitos só pensam em dinheiro, status, fama, fortuna, e padrão de beleza, muitos gostam de cobrar e apontar o erro dos outros, criticar e derrubar, e se possível, desmoralizar o próximo. A rua virou um verdadeiro ninho de cobras, você vai trabalhar e não sabe se volta, é tanta ruindade e frieza, hoje você só tem valor se tiver algo a oferecer, seja grana, camarote, bebida, etc. Os valores estão invertidos, e o interesse é grande. Uns se afogam na bebida, depressão e solidão. Muitos perdem a fé, resultado disto tudo é: Drogados, alcoólatras, diversos suicídios. Lamentável. Retrato do país que vivemos.

Isah Soares - 8° A


Foto de Анна Рыжкова

Não desista

     Não desista dos seus sonhos, se você quer realizar não desista. Tente até conseguir. Nada é impossível se você tentar, tentar até conseguir, fale com Deus que ele sim quem pode te ajudar a realizar todos os seus sonhos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Levy Fernandes - 8° A

Foto de webandi

O fim
Levy Fernandes 8° Ano A

A morte é o ponto final da vida
Difícil não se emocionar
Difícil de falar
Difícil esconder a dor que não para de falar.

Ela é o ponto final
Não é como a vírgula que passa ao caminhar
Perguntas, dúvidas sem respostas
Ela chega sem avisar.

Quando escrevo esse poema, não me canso de me emocionar
Eu termino essa reflexão até lá...
Como uma flor que nasce, ela terá de murchar.

Sara Vitória - 9° B

Foto de Pixource

Eu queria ser as folhas das árvores,
mas a folha da árvore não posso ser,
pois as folhas são transformadas em folhas de cadernos.

Eu queria ser a areia,
mas a areia não posso ser,
pois a areia é transformada em vidro.

Eu queria ser o vidro,
mas o vidro não posso ser,
pois nem sempre os vidros são reciclados.

Eu queria ser a madeira das árvores,
mas a madeira da árvore não posso ser,
pois a madeira é transformada em: porta, cadeira, chão, lápis entre outros.

Sara Vitória - 9° ano B
20/02/2020 23:00

*Nota da autora: "Bom, esse pequeno 'poema' foi feito para representar os seres humanos, porque todos queremos ser o que não podemos ser.